BlogEcar Despachante

Contribua para um trânsito mais seguro


por: Ecar Despachante

Praticar um trânsito consciente é fundamental para evitar estresse e até mesmo acidentes mais graves. Para isso acontecer, você precisa muito mais do que ter apenas conhecimento sobre seu veículo; é preciso exercer a sua cidadania e pensar não apenas em sua segurança, mas também na do próximo.

Algumas atitudes tomadas no dia a dia podem torná-lo um condutor de risco, ou seja, aquele que não preza em praticar um trânsito consciente.

Por exemplo, ultrapassar em linha contínua dupla ou simples na contramão. Apesar de ser uma das regras básicas do trânsito, as faixas de sinalizações muitas vezes não são respeitadas, principalmente por motoristas que estão com pressa ou com pouca paciência atrás de um veículo que está trafegando em uma velocidade muito lenta. Cometer essa infração não gera apenas multa para o motorista, mas também oferece uma chance para um grave acidente e coloca em risco todos que estão à sua volta.

Outra ação que parece inofensiva, mas pode torná-lo um condutor de risco é ouvir música em volume alto. O CONTRAN considera que escutar música em um volume audível do lado externo do veículo é perturbação do sossego alheio, podendo gerar multa ao condutor. Além disso, o volume da música também pode atrapalhar a atenção do motorista e evitar alertas externos, como a buzina de um carro, por exemplo.

Uma ação que é cometida pela maioria dos motoristas é o não cumprimento da preferência dos pedestres na faixa sinalizada, principalmente em dias de correria. Dar preferência ao pedestre significa colocar a vida dos demais cidadãos em primeiro lugar e é fundamental para um trânsito saudável.

Além dessas citadas, também podem ser mencionados o tráfego pelo corredor de ônibus ou acostamento, não utilizar setas indicadoras e dirigir com o braço para fora do veículo. São ações que tenho certeza que você já viu e que podem colaborar para algum acidente.

São pequenas mudanças que fazem a diferença. Toda ação tem uma consequência, principalmente no trânsito. Como você viu, não é difícil abandonar um desses hábitos. Além de evitar gastos desnecessários com multas, você também contribui para um trânsito mais seguro.

Seja responsável pelas suas próprias ações e atente-se em ser um motorista mais consciente.

Junto, faremos um trânsito melhor!


Postado Por

Ecar Despachante
Fale Conosco pelo WhatsApp