BlogEcar Despachante

Motoristas de São Paulo já podem imprimir o CRLV em casa


por: Ecar Despachante

São Paulo é referência quando o assunto é frotas de veículos. Estima-se que há mais de 31 milhões de veículos de frotas em todo o Estado.

Por conta da pandemia do novo coronavírus e da quantidade de automóveis, os proprietários de veículos paulistas já podem imprimir o documento veicular de maneira remota, dentro das próprias casas.

Desenvolvido pelo Serpro para o Denatran, o CRLV 100% digital tem a autenticidade da impressão garantida por um QR Code, que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização.

O CRLV poderá ser impresso de duas maneiras: pelo Portal de Serviços do Denatran ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Lembrando que é preciso que o proprietário quite todas as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito para que o documento eletrônico seja emitido.

Além de São Paulo, os condutores de Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e Distrito Federal também já possuem acesso ao CRLV totalmente digital.

Segundo a Deliberação nº 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a data limite para que todos os Detrans do país disponibilizassem a opção do CRLV impresso era 30 de junho de 2020, mas houve antecipação em alguns locais por conta da pandemia da COVID-19.

Desta maneira, o proprietário do veículo pode imprimir o documentos quantas vezes quiser, sem se preocupar com perdas, roubos ou deterioração do documento.

Mas vale ressaltar que a impressão deve ser realizada com qualidade, com o QR Code legível.

Os condutores também poderão salvar o documento no celular, caso não tenham o aplicativo CDT.

Caso o próprio usuário queira confirmar a qualidade de leitura do QR Code, basta baixar o aplicativo VIO, que é o mesmo utilizado pelas autoridades de fiscalização de trânsito.

Apesar desta praticidade, os frotistas sabem como pode ser complicado o gerenciamento da documentação de frotas de veículos.

A Ecar Despachante possui os profissionais e ferramentas ideais para garantir uma gestão de frotas eficiente.

Entre em contato conosco e saiba mais.


Postado Por

Ecar Despachante
Fale Conosco pelo WhatsApp