BlogEcar Despachante

A evolução da década no mercado automotivo


por: Ecar Despachante

A indústria automotiva recebeu um crescimento exponencial na última década, que resultou tanto no mercado automotivo, quanto nos produtos relacionados a este setor

 A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)  apresentou esse fato. Entenda agora sobre esses novos hábitos de consumo que influenciaram esse cenário.

“Os anos 2010 foram um teste sem precedentes à resiliência da indústria automotiva nacional, e a década de 2020 dá todos os sinais de que será a mais disruptiva na história do nosso setor e da mobilidade”, segundo Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

O Banco Central do Brasil utilizando de seus indicadores, chegou à conclusão de que sem a ajuda das matrizes, diversos montadores perderiam forças para continuar no mercado, podendo declarar falência na segunda fase de 2010. O resultado foi uma injeção líquida de US$ 24,1 bilhões para contribuir com os fabricantes no investimento de produtos, tecnologias e modernizações.

O apoio financeiro no setor obteve entregas positivas, pois as montadoras conseguiram honrar com suas responsabilidades, melhorar seus processos e aumentar o nível de segurança de seus produtos. “Vale ressaltar que absorvemos a queda de produção tentando preservar os empregos em nossas fábricas na medida do possível. A redução das vagas em nosso setor foi muito menor do que o tombo do mercado”.

Além dessa recessão, a indústria nacional enfrentou desafios a nível global, a mudança nos hábitos de consumo e mobilidade, de acordo com a Anfavea, o Brasil já tem mais de 253 aplicativos de transportes, e isso impacta diretamente na relação de vendas de veículos.

“Várias empresas terceirizam suas frotas, muitos motoristas de aplicativos usam carros de locadoras, e assim esse canal de vendas torna-se fundamental para o setor automotivo”, explica o presidente da Anfavea. Essa nova forma de serviço gerou também milhões de novos empregos para motoristas, além de aumentar o ciclo de compra e aluguel de veículos.

Todas essas mudanças afetam diretamente em nossas vidas, como adquirimos serviços ou produtos que contribuem gerando valor ou conforto nessa necessidade de consumo e locomoção.

Como economizar nesse mercado com tantas mudanças?

A Ecar Despachante já contribui com mais de R$ 200 milhões para seus clientes, pois acompanha essas mudanças no mercado de perto, agregando qualidade junto à inovação e resultados.


Postado Por

Ecar Despachante
Fale Conosco pelo WhatsApp