BlogEcar Despachante

Cenário preocupante na indústria automotiva durante a pandemia


por: Ecar Despachante

A pandemia do novo coronavírus gerou uma grande crise econômica mundial e não foi diferente com a indústria automotiva.

Após duas semanas de forte atividade no mercado interno, a paralisação gradativa do comércio e fábricas resultou em queda de quase 90% nas atividades do setor no mês de março, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O presidente da associação, Luiz Carlos Moraes, afirma que foram dois momentos distintos em março: o primeiro mostrou crescimento de 9% no acumulado em relação ao ano passado; já o segundo, resultado da pandemia, interrompeu as atividades nas fábricas e nas concessionárias e resultou na queda de 8% no acumulado do ano.

“O momento é de priorizar a saúde da população, e todas as nossas associadas estão dando sua contribuição no combate ao coronavírus, seja reparando respiradores, seja produzindo e doando máscaras, ou mesmo cedendo suas frotas vários para as mais diversas finalidades”, disse Moraes.

Entretanto, ao mesmo tempo, Luiz Carlos também pede conscientização de todas as esferas do governo, bancos e sociedade para criar mecanismos que permitam que a cadeia automotiva passe por esse momento com os menores impactos possíveis, com a preservação dos empregos e empresas.

Observando o mês inteiro, houve uma queda de 21% para produção, licenciamentos, a exportação dos veículos em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a março, as vendas dos veículos leves registraram queda de 8,1% em relação ao período de 2019.

Em relação a produção, o cenário é ainda mais preocupante. Nos três primeiros meses de 2020, foram produzidos 495,1 mil automóveis, queda de 15,7%, e 60,0 mil comerciais leves, 24,8% menos que o mesmo período do ano passado.

O momento não é dos melhores, mas a Ecar Despachante está aqui para te ajudar.

Entre em contato com nossos representantes e veja como podemos auxiliá-lo neste momento de crise.


Postado Por

Ecar Despachante
Fale Conosco pelo WhatsApp