BlogEcar Despachante

Produção de veículos atinge o menor nível mensal da história


por: Ecar Despachante

A indústria automotiva está no Brasil desde 1957 e nunca foi vista uma crise tão séria como aponta os números divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).

Por conta da pandemia do novo coronavírus, quase todas as fábricas permaneceram fechadas e apenas 1.847 veículos foram produzidos em abril, o que representa uma queda de 99% sobre o mês anterior e 99,4% em relação ao mesmo período no ano passado.

Considerando apenas veículos leves, a produção caiu 99,6% na comparação mensal e 39,1% no acumulado do ano em relação aos primeiros quatro meses de 2019.

A queda da produção está acompanhada pela queda de vendas. Os licenciamentos dos veículos, de 55,7 mil unidades, foram 76% menores que em abril de 2019, número que representa o pior resultado em 20 anos.

De janeiro a abril, a vendas de veículos leves caíram 27,1%. Se em 2019 foram vendidas 803,1 mil veículos neste período, neste ano foram comercializados apenas 585,7 mil unidades.

A ANFAVEA afirma que os estoques na virada do mês estavam em 237 mil unidades entre fábricas e concessionárias, suficiente para quatro meses de acordo com o ritmo lento atual. Este cenário dificulta ainda mais a retomada da produção das fábricas.

O único indicador positivo é o nível de empregos diretos na indústria automotiva, que se mantém acima dos 125 mil na soma das 26 associadas da ANFAVEA.

Luiz Carlos Moraes, presidente da associação, diz que a saúde dos funcionários é prioridade neste momento de pandemia, ao mesmo tempo em que é preciso encontrar meios para que o Brasil não entre em uma recessão tão grave que possa levar o país a um colapso.

O cenário não é dos melhores, mas continuamos aqui com você.

A Ecar Despachante encontra meios de economizar durante esta crise que assola o mundo. Nós somos especialistas em gestão de documentação de veículos e encontramos as melhores soluções para você, com os melhores, custos, prazos e serviços.

Conte conosco.


Postado Por

Ecar Despachante
Fale Conosco pelo WhatsApp