BlogEcar Despachante

A realidade virtual na indústria automotiva


por: Ecar Despachante

A tecnologia está ficando cada vez mais avançada com o passar dos anos e com isso se mostrando cada vez mais necessária. No momento de pandemia que estamos vivendo, muitas das fábricas fecharam e agora, com a retomada de algumas delas, é essencial manter o distanciamento seguro.

Atualmente, para a melhoria de resultados e o desenvolvimento dos negócios na indústria automotiva moderna, é importante a disponibilização de informações em tempo real para a produção e a gestão.

Tanto a Realidade Virtual quanto a Realidade Aumentada são algumas soluções para trazer mais eficiência e dinamismo para processos manuais ou de análise.

 A Realidade Aumentada permite sobrepor o mundo virtual com o mundo real, usando dispositivos como óculos, celulares ou tablets, tendo a possibilidade de visualizar e interagir com as informações de forma rápida.

Dessa maneira, diversas operações podem ser controladas à distância, pois assim, toda a movimentação industrial pode ser acompanhada em tempo real, como por exemplo, a produção e interação através da Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Com o uso dessas tecnologias, muitas das empresas evitaram seu fechamento total, como ocorreu no pico da pandemia.

Quando juntamos a Realidade Aumentada com tecnologia de Business Intelligence, Machine Learning e Internet das Coisas (IoT), conseguimos acessar informações importantes e até mesmo análises colaborativas em tempo real entre os mundos virtual e o real.

Com aplicações de Realidade Aumentada, é possível analisar modelos CAD de forma compartilhada e interativa, visualizar em tempo real o funcionamento dos equipamentos e detectar a necessidade de reparo das máquinas, por exemplo.

Um dos pontos positivos da modalidade hands-free é o aumento da produtividade da indústria automotiva além da redução dos custos. Já um dos pontos negativos do uso dessa tecnologia é a durabilidade das baterias e aquecimento dos equipamentos pelo seu uso prolongado.

Porém, nos últimos anos, já houve grandes melhorias e essas tecnologias contam com o apoio de gigantes da tecnologia, como a Microsoft e Apple, acelerando seu desenvolvimento.

O uso da tecnologia de RA nas indústrias automotivas, portanto, irá impactar positivamente na implementação de processos mais dinâmicos e colaborativos.

Faça um orçamento conosco. Acesse aqui!

Leia também “A importância da gestão de frotas para a logística e os negócios” aqui!

 


Postado Por

Ecar Despachante
Fale Conosco pelo WhatsApp